Saiba o que é a Nova Parabólica
A Nova Parabólica é um dos novos jeitos de assistir TV e ajudar na migração do sinal de TV aberta e gratuita, por meio de antenas parabólicas, da banda C de satélite para a banda KU.
A tecnologia antiga (Banda C) deixará de existir com a chegada do 5G. Com isso, as antenas parabólicas precisarão ser atualizadas.
Pra continuar assistindo à TV, é preciso ter um equipamento que seja compatível com a nova faixa de frequência (banda KU).
Cenário atual
A chegada do 5G foi realizada por um leilão das radiofrequências. Essa nova tecnologia traz diversos benefícios, como: mais qualidade de imagem e som, mais velocidade e maior capacidade de dados e banda.
Por que fazer a migração
As faixas de frequência do 5G sobrepõem algumas frequências da Banda C e isso atrapalha o funcionamento dos equipamentos e sistemas atuais.
Sendo assim, será preciso desativar a transmissão da TV via parabólica (banda C) e passar para outra faixa de frequência (banda KU).
Pra que a migração aconteça, é preciso ter um equipamento e a antena, que permitam receber o sinal de TV aberta e gratuita, transmitidos na banda KU.
Quem precisa fazer a migração
Primeiro, você precisa saber que existem 2 tipos de tecnologia:
- Parabólica convencional: tecnologia da parabólica atual, que precisará ter um equipamento compatível com a banda KU, pois deixará de existir em 31/12/25.
- Antena digital: antena nova, que continuará no mercado após o desligamento da parabólica convencional.
Quem já tem uma antena digital, não vai precisar mudar a antena e o equipamento.
Quem ainda tem a parabólica convencional, vai precisar comprar o novo equipamento, que já vem com a antena.
Pra ativar o sinal com a gente, confira os equipamentos compatíveis.
Se você tem cadastro nos programas sociais do Governo Federal e tem um equipamento ativo da antena parabólica convencional (antena telada), confira no site Siga Antenado se você vai ganhar o kit digital.
Além da antena, a troca do equipamento também poderá ser realizada. Se não precisar mudar, será feita uma atualização pra tornar o equipamento atual compatível com a nova tecnologia.
Etapas pra ativar o sinal
- Ter o equipamento: se você não faz parte do programa social do Governo Federal, vai precisar comprar o equipamento digital compatível com a nova faixa de frequência. Se você tiver cadastro em programas sociais do Governo Federal e tiver um equipamento ativo da antena parabólica tradicional, confira no site Siga Antenado se você vai ganhar o kit digital.
- Instalar equipamento: primeiro, leia o manual de instruções que vem com o equipamento. Depois, escolha o local que a antena será instalada e siga as etapas em Quero saber como fazer.
Em caso de dúvidas, consulte nossas perguntas frequentes ou converse com a marca fabricante. Confira os contatos na página de equipamentos.